A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la - mas quem consegue descobre tudo. Charles Chaplin

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O frio está chegando, e agora???

Agora, amiga, é cuidar muito bem da sua pele. No outono, em que o tempo dá aquela esfriadinha, a primeira a sentir os efeitos é a sua pele. Nas regiões mais frias, como no Sul do Brasil, a pele fica muito ressecada e áspera, inclusive a pele oleosa também sofre, podendo ocorrer o aumento da oleosidade e chegando a descamar ao redor do nariz, das sobrancelhas, atrás das orelhas e até o próprio couro cabeludo. Mas o que fazer??? Não se desespere, qui tem tudo sobre o assunto, para que isso não ocorra.



Pele ressecada e/ou descamativa:
  • não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele
  • evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes"
  • se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele.
  • logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verdura.
Aumento da oleosidade:
  • evite usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho, a pele parecer ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar
  • evite lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade
  • evite alimentos gordurosos
  • beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras
  • só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo)
  • se a pele descama ou fica avermelhada na região central da face, procure um dermatologista, você pode estar com dermatite seborréica. 
O que é Dermatite Seborréica:
Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente. A dermatite seborréica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. As manifestações mais frequentes ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.


 
Rachaduras labiais:
Se você mora em locais de clima frio e seco, não espere os lábios racharem para então cuidar deles, previna-se seguindo as dicas abaixo:
  • em dias mais frios, use umectantes labiais várias vezes ao dia. As mulheres podem caprichar nos batons hidratantes
  • não passe a língua sobre os lábios para molhá-los, isso só vai piorar o ressecamento
  • beba bastante água.
Proteção solar

O sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte.
Portanto, apesar de você não se "queimar", o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposto ao sol.

Agora é cuidar muito bem da sua pele e continuar linda nesse outono. Espero que tanham gostado do post, um beijinho e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário